quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A arte floral na história da sociedade

Hoje vou falar sobre os primeiros registos históricos da utilização de flores na história na sociedade. Remontam desde há sessenta mil anos. Já era normal que o homem deposita-se junto dos seus defuntos molhos de flores.
Os nossos antepassados tiveram interesse pelas flores assim como pela cultura japonesa que soube criar e manter a sua arte Ikebana, com técnicas muito bem definidas.
No antigo Egipto por exemplo, usavam-se vasos de flores para enfeitar as mesas em cerimónias religiosas.
Na Grécia antiga, na Roma antiga, utilizavam-se cestas com composições florais, colocavam folhas, flores e fruta juntas para decoração de salões de festas e banquetes reais.
Entre os antigos gregos encontram-se referências e simbolismos de flores e plantas, também se faziam grinaldas para honrar os seus heróis e deuses por motivos festivos em geral.
Na Europa a arte de fazer arranjos florais data do início do século XVII, na época Renascentista começaram a surgir pintores que pintavam magníficos e informais quadros com flores, tudo para famílias da burguesia.
Foi por esta altura que surgiram os contrastes de cores. A imprensa facilitou a divulgação até aparecerem as tapeçarias e até mesmo à poesia.
É importante referenciar de acordo com a época, situação geográfica e religião o uso das cores varia.
Os mediterrâneos utilizavam grande quantidade de flores e cores, os nórdicos utilizavam trabalhos com poucas flores e pouca cor. Os italianos apresentavam trabalhos com cores fortes e grandes, enquanto que os franceses por exemplo faziam trabalhos com flores pequenas e delicadas e com cores claras.
Conforme foram mudando as formas da arquitectura, pintura, literatura, música, também os estilos e as formas florais evoluiram.
É bom lembrar a forte influência da cultura oriental na arte floral do século XX, valorizando os trabalhos trazendo às composições florais outros elementos do mundo natural, como conchas, troncos, seixos, etc.
Eu gosto mais de utilizar troncos nas composições de inverno, mas depende dos trabalhos que nos são solicitados.
As conchas são as minhas preferidas, e uso-as mais no verão, costumo enverniza-las, e puderia esctrever muito mais sobre estes dois elementos, mas fica tema para um outro post.
Por hoje é tudo, fiquem bem e muitos beijinhos.
Madalena Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário