domingo, 20 de fevereiro de 2011

Rainunculos "Pequeno sapo que afinal é...um Principe"

É feminina e româtntica a flor conhecida como RAINUNCULOS. Possui caules sinuosos e longos com pétalas dispostas em camada sobre camada, com grande sumptuosidade e das mais variadas cores: brancas, amarelas, alaranjadas, roseas, vermelhas, vermelho-forte e escarlates!
Conseguem ser tão românticas quanto as rosas ou peónias e ficam bem em arranjos firmes e formais ou dispostas em vasos simples e claros. São, pois, uma boa alternativa para oferecer em qualquer ocasião festiva.
Talvez a única coisa simples do pomposo rainuculo seja seu nome, originário no termo latina "rainuculos", que em latim significa pequeno sapo. Esta designação adém do facto de muitas das suas variedades e se propagarem em solos pantonosos. Foi atribuida por Plínio, escritor romano que nasceu no ano XXIII aC, e autor de uma obra em 37 volumes, História Naturalis, um tratado de história que lhe valeu o cognome de o Naturalista.
No entanto, a par desta designação outras surgem: botão de ouro, botão de prata. è originário do oriente, da Europa e principalmente da Turquia.
São plantas apropriadas para climas mais amenos.
No entanto, outras designações podem ainda surgir: erva-do-monge, mata-boi por ser uma flor que apresenta uma bastante toxicidade. As suas folhas são muito tóxicas, em verde, pelo que podem ser aplicadas apenas externamente em cataplasmas, para auxiliar o tratamento de sintomas: reumatismais e hemorroidais.
É pois conhecida pelas suas propriedades:
  • anti-reumática,
  • anti-hemorroidal,
  • cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida.
Para vocês verem fiz este arranjo floral num recipente de vidro e decorativo e com rainunculos alaranjados.
E já agora fiquem também como o pequeno sapo que afinal é... um Principe.

Beijos
Madalena Cunha
Beija Flor

Sem comentários:

Enviar um comentário